CULTURA   |   Semana da Consciência Negra integra programação de eventos culturais em Sertãozinho
25/11/2014 - 15:36:56

O mês de dezembro está com uma programação repleta de atrações culturais no município. Prova disso são as diversas oportunidades de eventos que a Prefeitura Municipal, através do Departamento de Cultura e Turismo, vem oferecendo.

Algumas dessas atrações fazem parte do “Festival Alma Negra”, realizado pela Associação “Cabeça di Nego” e apoiado pela Administração Municipal, e que já está em sua 5ª edição, promovendo intervenções artísticas, esportivas e culturais, aliadas a reflexões a respeito do papel do negro na sociedade atual.

A primeira dessas intervenções aconteceu na última quinta-feira, dia 20, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, quando o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) recebeu a apresentação teatral “Não Era Uma Vez”, reunindo vários espectadores.

De acordo com o presidente da Associação, Luiz Honório, pela primeira vez o Festival ganha um conceito mais artístico. “A Secretaria de Educação e Cultura nos ajudou muito nesse sentido. No ano passado, por exemplo, conseguimos realizar um seminário nas escolas públicas, que mostrava aos alunos toda a arte africana. Este ano, promovemos um concurso de redação nas escolas municipais, destinado aos alunos do 4º ao 9º anos, envolvendo cerca de 7 mil jovens. Com essas ações, não temos dúvidas de que, um dia, conseguiremos combater a discriminação e o racismo, através de processos pedagógicos e educacionais”, avalia.

Para o diretor do Departamento de Cultura e Turismo, João André da Rocha, o novo formato do evento oferece lazer e cultura para as famílias sertanezinas. “Neste ano, o Festival Alma Negra trabalhou um conceito mais artístico, direcionando o público a uma reflexão divertida e inteligente sobre o preconceito, proporcionando conhecimento de outros tipos de cultura. Vale a pena a população conferir”, destaca.

Para os próximos dias, outras atrações estão programadas:

Dia 06/12 (sábado), às 9h – Jogo de futebol contra o racismo no Estádio “Arnaldo Bonini”, no bairro São João, com os funcionários da empresa TGM;

Dia 06/12 (sábado), às 15h – Encerramento do Festival Alma Negra, com grandes manifestações culturais e apresentações de danças urbanas, no Engenho Central.

(Assessoria de Comunicação PMS)



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM