ESPORTE   |   Sertãozinho recebe encontro de capoeira no dia 22
18/11/2014 - 16:56:55

[Foto: Encontro de capoeira acontece no próximo dia 22, na Praça 21 de Abril / CRÉDITO: ADILSON LOPEZ]

A capoeira estará em destaque na cidade, no próximo dia 22. Isso porque, a partir das 10h, na Praça 21 de Abril, será realizado um encontro de capoeira, organizado pelo projeto desenvolvido pela ABA (Associação Amigos do Bairro Alvorada), em parceria com a Prefeitura Municipal de Sertãozinho. A ação recebe o apoio da Secretaria de Educação e Cultura, por meio do Departamento de Cultura e Turismo.

De acordo com o professor de capoeira da ABA e um dos organizadores do encontro, o evento será marcado não só pela participação de grupos de outras cidades, mas pela graduação (troca de cordão) dos 50 alunos do projeto. “Na ocasião, estarão presentes mestres renomados de várias cidades do país, como Ouro Preto/MG, Conselheiro Lafaiete/MG, Vitória/ES, Porto Alegre/RS, Ilhéus/BA, Piracicaba/SP e São Paulo/SP, além de municípios da região, como Ribeirão Preto, Serrana, Cravinhos e Franca”, elenca Alexsandro Conceição dos Santos, conhecido como mestre Lequinho, que completa: “será uma boa oportunidade para trocarmos experiências, sendo que nossos alunos também se sentirão reconhecidos, por serem os anfitriões de um evento com grupos de capoeira tão renomados”.

Para o diretor do Departamento de Cultura e Turismo, João André da Rocha, a capoeira, além de ser uma expressão cultural, proporciona diversos benefícios físicos e deve ser valorizada. “A capoeira é uma atividade física que desenvolve uma série de benefícios, como agilidade, coordenação e ritmo para crianças, jovens e adultos. Desde o mês de agosto, algumas escolas do município, com apoio do Departamento de Cultura e Turismo, vêm desenvolvendo atividades de capoeira, que tiveram boa adesão e que pretendemos dar continuidade no próximo ano”, revela.

Mais informações sobre o encontro podem ser obtidas junto à ABA, pelo telefone 3041-9220.

Curiosidades sobre a capoeira
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Com raízes africanas, a história da capoeira começou no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal.

Quando chegaram ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Proibidos de praticar qualquer tipo de luta pelos senhores de engenho, os escravos utilizavam o ritmo e os movimentos de suas danças africanas com essa finalidade, surgindo assim, a capoeira - uma arte marcial disfarçada de dança.

A capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, a partir de chutes e rasteiras, além de acrobacias em solo ou aéreas. Por outro lado, tem a musicalidade como forte característica, que a distingue da maioria das outras artes marciais.

(Assessoria de Comunicação PMS)



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM