RAIVA ANIMAL   |   Vacinação antirrábica segue até sexta (21)
18/11/2014 - 16:38:36

A Secretaria Municipal de Saúde de Sertãozinho deu início à segunda etapa da campanha gratuita de vacinação contra a raiva animal. Desde o último dia 13, a sede do Núcleo de Controle de Zoonoses tem funcionado como ponto permanente para disponibilização da vacina à população. A ação seguirá até o dia 21 de dezembro.

“É importante que o proprietário tenha em mente que, garantir a saúde do animal de estimação é uma responsabilidade que lhe cabe, integralmente. O Ministério da Saúde oferece, gratuitamente, a vacina contra a raiva, que é uma doença grave e muito séria; então, os cidadãos precisam se comprometer, levando em conta que, ao vacinar seu animal de estimação, ele também está cuidando de sua própria saúde e da de terceiros”, destaca a coordenadora do Núcleo de Controle de Zoonoses, a médica veterinária Marília Rosa Rodrigues.

Perdi a vacinação em meu bairro. O que devo fazer?
Os munícipes que, por algum motivo, perderam a oportunidade de vacinar seus animais durante as ações realizadas nos bairros, devem se dirigir ao Núcleo de Controle de Zoonoses, até o dia 21 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O local também atenderá aos sábados e domingos, das 8h às 13h.

Cidadãos que tenham dificuldade no deslocamento de seus animais, principalmente no caso de cães com potencial agressor, podem solicitar orientações ao setor. “Nossos agentes estão capacitados a auxiliar de forma específica os proprietários de animais ferozes. Basta que o munícipe compareça ao Núcleo e solicite apoio”, orienta Marília Rodrigues.

Outras ações
É importante destacar que, o Núcleo de Controle de Zoonoses ainda realizará, nos dias 22 e 23 novembro, outras duas ações de vacinação. Em Sertãozinho, a atividade será realizada no dia 22, sábado, na Praça 21 de Abril, das 9h às 15h. O Distrito de Cruz das Posses recebe os agentes de vacinação no domingo, dia 23, na Praça “Dr. Isaías José Ferreira”, também das 9h às 15h.

Todos os cães e gatos, a partir de três meses de vida, devem receber a vacina, incluindo fêmeas prenhas ou em período de amamentação, e animais que passaram por cirurgia pelo menos 3 dias antes de receberem a dose.

Outras informações podem ser obtidas junto ao Núcleo de Controle de Zoonoses, pelo telefone 3945-5369.

(Assessoria de Comunicação PMS)



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM