BRINCANDO E APRENDENDO   |   Projeto “Casa de Brinquedos” é retomado pelo Fundo Social de Solidariedade
06/11/2014 - 17:06:42

[Foto: A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni, e a diretora do Departamento de Educação Infantil, Marciani Consolatti, acompanham a retomada oficial do projeto “Casa de Brinquedos”, ocorrida no último dia 20, na EMEI “Josué de Castro” / CRÉDITO: ADILSON LOPES]

Um ambiente alegre e colorido, em que a brincadeira vem em primeiro lugar. Quando criança, quem nunca sonhou em brincar dentro de uma “Casa de Brinquedos”? Recentemente, o Fundo Social de Solidariedade de Sertãozinho voltou a realizar o sonho das crianças do município, com a retomada do projeto “Casa de Brinquedos”, que desde o dia 20 de outubro, vem percorrendo as creches municipais e encantando os pequenos que entram dentro do ônibus “diferente”, com olhinhos de admiração.

Mas até o projeto voltar a encantar as crianças sertanezinas, o Fundo Social de Solidariedade percorreu um longo caminho. “Quando assumimos o Fundo Social, em janeiro de 2013, o projeto estava parado, pois o veículo não tinha condições de uso e nem de circular na cidade, para realizar o trabalho junto às crianças. A ‘Casa de Brinquedos’ nasceu em 2003, na primeira gestão do prefeito Zezinho Gimenez, e por seu caráter pedagógico, decidimos que tinha de ser retomada. Então, resolvemos fazer uma reforma geral, que começou no início deste ano”, explica a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni.

A partir daí, instalou-se uma verdadeira rede solidária, que envolveu diferentes setores da Administração Municipal, como a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, a Secretaria de Educação e Cultura, e a Garagem Municipal; todos trabalhando com o mesmo propósito: recolocar a “Casa de Brinquedos” em funcionamento.

A reforma do veículo abrangeu desde a parte interna, com a remoção de móveis e brinquedos que estavam deteriorados, confecção de novos móveis e compra de brinquedos que, em sua maioria, são pedagógicos. Na parte externa, houve reforma da lataria, nova pintura e layout. Além disso, na parte estrutural foi realizada manutenção do motor e implantação de um condicionador de ar mais potente.

O resultado final já está sendo conferido pelos alunos das creches municipais, já que a “Casa de Brinquedos” vem atendendo cerca de 80 alunos por dia, ou seja, quatro turmas, com 20 crianças cada, que acompanhadas de suas professoras, são recepcionadas pelas monitoras e o motorista do ônibus. Em seguida, acontece a apresentação de um teatro de fantoches, explicando que, em instantes, os alunos poderão se divertir com os brinquedos, que deverão ser guardados após o uso, ensinando assim, noções de organização.

Algumas crianças que se interessam pelos livros recebem atenção individual de uma das monitoras ou das próprias professoras, que leem as histórias. “Quando oferecemos algo diferente para as crianças, como no caso de aliar brincadeiras com aprendizado, isso só acrescenta positivamente na formação das mesmas. Muitos dos estímulos necessários para esse aprendizado lúdico, estão na ‘Casa de Brinquedos’”, pontua Tatiane Guidoni.

A opinião da presidente do Fundo Social é reforçada pela direção da EMEI “Profª Aracy Pelá” – escola que recebeu a visita do ônibus no último dia 03. “A experiência com a ‘Casa de Brinquedos’ é extremamente produtiva para os alunos, que estão numa idade em que sentem necessidade de conhecer novas atividades. A configuração do ônibus incentiva a fantasia, a criatividade e imaginação das crianças, o que é muito importante para o aprendizado. As crianças adoraram e as mães também elogiaram bastante a iniciativa”, afirma a diretora Beth Bachim.

Até o final deste ano letivo, a “Casa de Brinquedos” seguirá um cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e visitará todas as creches municipais, permanecendo de dois a três dias em cada unidade educacional, de modo a atender todos os alunos.

Para o próximo ano, o Fundo Social prevê a ampliação da atuação do projeto. “No ano que vem, nossa meta é atender os parques municipais. Depois, o projeto deve acompanhar alguns eventos da Prefeitura, que forem realizados em ambientes externos, em Sertãozinho e Cruz das Posses. Além disso, quando terminarem as visitas às unidades educacionais infantis, queremos disponibilizar a ‘Casa de Brinquedos’ nas praças da cidade, para proporcionar lazer, entretenimento e aprendizado às crianças que por elas passarem. Nossa intenção com o projeto é ensinar noções de cidadania, respeito ao próximo e à natureza, enfim, contribuir e somar com as orientações já passadas pelos pais e professores”, elenca e finaliza a primeira-dama Tatiane Guidoni.

(Assessoria de Comunicação PMS)



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM