SAÚDE   |   Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite acontece no dia 8
30/10/2014 - 18:51:59

[Foto: Crianças de zero a 4 anos completos devem se vacinar contra o sarampo e a poliomielite, no próximo dia 08 / CRÉDITO: ADILSON LOPEZ]

No próximo dia 8 de novembro, os pais das crianças sertanezinas de zero a 4 anos completos têm um compromisso com a saúde de seus filhos: levá-los para a campanha de imunização contra o sarampo e a poliomielite, que está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica.

Segundo informações do setor, a expectativa é de que, dentro da faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde, 6.900 crianças sejam imunizadas. “É de extrema importância que os pais levem seus filhos para serem imunizados, garantindo assim, a prevenção contra o sarampo e a paralisia infantil, que são condições que não estão 100% erradicadas em nosso país. As vacinas são gratuitas e são direitos garantidos às crianças”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Santos.

Pontos de vacinação
Os cidadãos devem ficar atentos, pois no próximo dia 08, sábado, cinco pontos fixos de vacinação oferecerão as vacinas, no horário entre as 8h e 17h, sendo:

- EMEI “Adelaide Rosa Silva Marques” – R. Maria L. T. Perticarrari, 1.230 – Cohab II;
- EMEI “Profª Hele-Nice de Souza Tuffi” – R. José Martinelli, s/nº - Jardim Jamaica;
- EMEI “Maria Rosa Motta” – R. Floriano Peixoto, 973 – Cruz das Posses;
- Centro Comunitário do Jardim Alvorada – R. Paulo Meloni, 720 – Jardim Alvorada;
- Centro de Saúde II – R. Pedro Bighetti, 910 – Jardim Recreio.

É importante destacar que, também no dia 08, equipes específicas realizarão a imunização das crianças residentes em toda a zona rural, Vila Garcia e Granja.

É necessário que os pais apresentem o cartão de vacinação das crianças. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3945-7640.

Sobre o sarampo
O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo.

A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar. Altamente contagioso, o período de incubação do sarampo dura entre 8 e 13 dias. Depois, começam a aparecer os principais sintomas, como o aparecimento de pequenas erupções na pele de cor avermelhada, febre alta, dor de cabeça, mal-estar e inflamação das vias respiratórias com presença de catarro.

Sobre a paralisia infantil
A paralisia infantil ou poliomielite é uma doença contagiosa aguda, causada pelo Poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas), e provocar ou não paralisia.

A doença pode ser mortal, se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição. O período de incubação varia de 5 a 35 dias, com mais frequência entre 7 e 14 dias. Na maioria dos casos, a infecção pelo vírus da poliomielite pode ser assintomática, o que não impede sua transmissão, pois é eliminado pelas fezes e pode contaminar a água e os alimentos.

Nas formas não paralíticas, os sinais mais característicos são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e meningite. Na forma paralítica, quando a infecção atinge as células dos neurônios motores, além dos sintomas já citados, instala-se a flacidez muscular que afeta, em regra, um dos membros inferiores.

(Assessoria de Comunicação PMS)



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM