Vem aí a Semana Municipal do Idoso!   |   Série de atividades relacionadas à qualidade de vida dos idosos sertanezinos tem início no dia 27
18/09/2014 - 19:22:11

“Sertãozinho está trabalhando rumo a se tornar um município amigo do idoso”. A afirmação é da presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Tatiane Guidoni, que, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, está preparando mais uma ação voltada para os membros da “melhor idade”. Trata-se da Semana Municipal do Idoso que, a partir do próximo dia 27, Dia Nacional do Idoso, promoverá uma série de atividades de conscientização, visando a melhoria da qualidade de vida dos idosos sertanezinos.

Segundo informações do Fundo Social de Solidariedade, a iniciativa faz parte de um conjunto de ações que vem sendo executado desde o ano passado, quando o município aderiu ao programa estadual “São Paulo Amigo do Idoso”.

“Muitas pessoas não sabem, mas, de acordo com a estimativa do IBGE, cerca de 13% da nossa população já são de pessoas com idade acima de 60 anos, ou seja, estima-se que 15 mil habitantes do município são idosos. Isso mostra que, seguindo uma tendência nacional, nossa população está envelhecendo, graças às ações municipais que fomentam a longevidade, como saneamento básico, investimentos na saúde preventiva, em lazer e esportes, entre outras. Esse cenário nos motivou a melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa população idosa e, por isso, aderimos ao programa social, e com o apoio de outras instâncias municipais, já estamos trabalhando para tornar nosso município amigo do idoso”, explica a presidente do Fundo Social, Tatiane Guidoni.

Conforme já foi mencionado, a Semana Municipal do Idoso, composta por ações de promoção de saúde e dos direitos dos idosos, é peça integrante das metas que o município deve cumprir no processo de obtenção do selo inicial do programa “São Paulo Amigo do Idoso”.

Um outro objetivo, que também já foi concluído, é a criação do Conselho Municipal do Idoso, cujos membros foram empossados recentemente. “A obtenção do selo depende da união das áreas de Desenvolvimento Social, Saúde, Esporte e Turismo, para elaboração de políticas públicas para a Terceira Idade”, pontua Tatiane Guidoni, que completa: “deixamos nosso convite a todos os idosos do município e do Distrito de Cruz das Posses, para que participem das atividades da Semana do Idoso, que promoverão momentos de cuidado com a saúde, lazer e informação”.

Mais uma curiosidade sobre a população da terceira idade em Sertãozinho: as mulheres são maioria – 55%. (Assessoria de Comunicação PMS)



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM