EMPREGO   |   Crise no setor canavieiro gera mais de 2 mil demissões em Sertãozinho
30/06/2014 - 10:51:46

A crise do setor sucroenergético, que se arrasta desde a recessão econômica internacional, em 2009, já é considerada por economistas como a pior dos últimos 40 anos. Dados da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) apontam que pelo menos 44 usinas fecharam as portas na região Centro-Sul do país por falta de investimentos.

Em Sertãozinho, uma das cidades mais atingidas no interior de São Paulo, cerca de 2,2 mil trabalhadores foram demitidos somente nos últimos três meses, segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). E a previsão, é de que a situação se agrave ainda mais.

Além do setor industrial, comércio, serviços e construção civil são os que mais contribuem para o decréscimo no número de postos de trabalho em Sertãozinho. Só nos últimos três meses, o saldo de demissões no comércio chegou a 548, enquanto os canteiros de obras dispensaram 324 operários, segundo dados do MTE.

O alto nível de endividamento das famílias também tem colaborado para reduzir as vendas e, consequentemente, provocar o resultado negativo na geração de empregos. Entretanto, a situação vem se agravando porque a crise gera perda de confiança do empresariado e falta de otimismo por parte dos trabalhadores.

As informações são do site G1.



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM