.   |   Conheça a atuação do Canil Municipal de Sertãozinho
27/06/2014 - 14:25:33

[Foto: Adilson Lopes]

Os animais de estimação impactam a vida dos homens de maneira profunda, sejam eles cachorros, gatos e até cavalos. Muitos deles têm a “sorte” de terem tutores cuidadosos e carinhosos. Porém, outros acabam explorados ou abandonados pelas ruas, passando fome, frio e com a saúde debilitada.

Essa é uma triste realidade de várias cidades, mas, em Sertãozinho, este cenário vem mudando graças à atuação do Canil Municipal, que vem resgatando, acolhendo e abrigando animais encontrados em situação de risco nas ruas do município. “Consideramos como situações de risco aquelas em que os animais encontram-se abandonados nas ruas, com ferimentos, vítimas de atropelamentos e fêmeas prestes a parir”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Gomes.

Os animais resgatados pelo Canil recebem os cuidados veterinários necessários, como exames clínicos e medicações, além de serem castrados, vacinados e vermifugados. Na sequência, eles são encaminhados para adoção - outro diferencial do setor, que regularmente promove feiras de adoção, objetivando à reinserção desses animais em lares definitivos.

Como a higiene do ambiente é de extrema importância para o bem-estar do animal, o trabalho de limpeza é realizado diariamente no Canil Municipal, pelo menos três vezes ao dia, por três funcionárias contratadas especialmente para essa finalidade.

“Os produtos químicos utilizados para higienização do local são específicos, sendo utilizados, em média, três litros de detergente de uso hospitalar concentrado, com substâncias bactericidas e bacteriostáticas, com alto poder de limpeza e desinfecção das baias, além de água sanitária para lavar os comedouros, bebedouros e gaiolas, e sabão em pó, para lavar os cobertores dos animais”, elenca o médico veterinário do Canil, André Lovato, que completa: “também utilizamos o procedimento de passar vassouras de fogo nas baias, toda semana, para esterilização do local contra ectoparasitas. O local ainda é dedetizado pelo Núcleo de Controle de Vetores, mensalmente, contra carrapatos e mosquitos”.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, estão previstas benfeitorias no Canil Municipal, que vão conferir ainda mais conforto e segurança aos 240 animais que aguardam por um lar. “A Administração Municipal autorizou, recentemente, a construção de um solário, a implantação de um ambulatório para procedimentos e de um novo espaço destinado para recepção dos adotantes. A previsão é de que os serviços sejam iniciados no segundo semestre deste ano”, antecipa.

Números do Canil
O trabalho desenvolvido pelos três funcionários que atuam no Canil Municipal é incansável – dedicação que atingiu bons resultados no ano passado, quando foram adotados 446 animais e realizadas 1.273 castrações gratuitas. Apenas no Canil, foram castrados 408 animais, sendo eles de rua ou de adotantes.

A partir da nova gestão municipal, o setor foi pioneiro na concessão de mutirões de vacinação, através de parceria firmada com o Instituto Nacional da Proteção Animal e Meio Ambiente - Cães e Gatos (INPAMACG) que, em 2013, imunizou 2.100 animais gratuitamente com a vacina V12, que protege contra enfermidades com altos índices de mortalidade.

No ano passado, o número de ocorrências atendidas a cães e gatos foi de 1.125, além de 11 de animais silvestres e 18 animais de grande porte.

Já no período de janeiro a maio de 2014, 284 adoções de animais foram mediadas; 405 animais de rua foram castrados; 593 ocorrências foram atendidas; 15 equinos foram resgatados e apreendidos dentro do perímetro urbano e Áreas de Preservação Permanente; e 500 animais entre cães e gatos receberam vacinas gratuitamente.

Quero conhecer o Canil e adotar um animal
O Canil Municipal de Sertãozinho atende ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e está localizado à avenida José Ferreira dos Reis, 890, no Jardim Itapuã. O telefone para contato é o 3947-3218.

É importante lembrar que, o adotante recebe uma série de orientações no ato da adoção e assina um termo de responsabilidade. “O adotante precisa estar ciente de que está levando uma vida para sua casa e, que a partir de então, terá total responsabilidade sobre o animal que adotou. O Canil está sempre à disposição daqueles que querem adotar um amigo inseparável, e acreditam que adoção é doação, comprometimento e, principalmente, amor”, finaliza a chefe do setor, Fernanda Lucas.



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM