ESPORTE   |   Abusar da voz em dia de jogo pode provocar a rouquidão
13/06/2014 - 10:55:01

[Foto: Técnico Gilson, do Cruzeiro, grita em campo para se comunicar com elenco / CRÉDITO: LUCIANO ANDRÉ / O PINGA FOGO]

Técnicos de futebol que abusam da voz para orientar jogadores em campo tem tendência maior de provocar rouquidão. A melhora dessa alteração na fala pode levar dias.

A rouquidão é caracterizada por qualquer alteração na qualidade da voz ou resultado de uma lesão na corda vocal. Na maioria dos casos, o mais comum é o problema ser revertido naturalmente, ou seja, sem a necessidade de medicamentos, em poucos dias.

Não fumar, não ingerir bebida alcoólica em excesso e não falar alto são algumas formas de evitar a alteração na qualidade da voz. Beber bastante água também é importante, porque um organismo hidratado faz com que as mucosas que revestem as cordas vocais também fiquem hidratadas. Principalmente nesta época de tempo seco.

Problemas na voz acomentem mais pessoas que fazem o uso excessivo dela, como por exemplo, técnicos de futebol, pessoas que dão aulas ou cantam. O paciente deve ir ao médico caso problema dure por 3 semanas.



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM