REGIONAL   |   Sertãozinho é sede de reunião do Programa Município VerdeAzul
23/05/2014 - 10:38:45

[Foto: Prefeito Zezinho Gimenez discursa na abertura da Reunião Regional de Capacitação Sobre os Critérios do Programa “Município VerdeAzul” - Ciclo 2014, no Auditório da Canaoeste / CRÉDITO: ADILSON LOPES]

As ações da Administração Municipal, quando o assunto é Meio Ambiente, vêm ganhando destaque na região. Prova disso é que, o trabalho do prefeito Zezinho Gimenez e do secretário dessa pasta, Carlos Alexandre Gomes, foi elogiado na última sexta-feira, 16, quando foi realizada a Reunião Regional de Capacitação Sobre os Critérios do Programa “Município VerdeAzul” - Ciclo 2014, no Auditório da Canaoeste.

O encontro, que teve a adesão de cerca de 80 pessoas, entre interlocutores e suplentes das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI's) de números 4 e 9, referente às bacias dos rios Pardo e Mogi-guaçu, teve por objetivo capacitar esses participantes do Programa Município VerdeAzul a atenderem todas as suas diretivas, conforme a resolução SMA nº 20, de 14 de março de 2014. “É importante lembrar que, a reunião tem sido realizada em várias cidades do Estado, que são referências em suas regiões de gerenciamento de recursos hídricos, como é o caso de Sertãozinho”, pontuou o secretário Carlos.

Durante o evento, uma palestra com o representante técnico do Programa “Município VerdeAzul”, José Ricardo Lopes, foi realizada e, segundo a avaliação do secretário, o encontro de modo geral foi excelente. “Nós tivemos um feedback muito positivo dos participantes e tenho certeza de que foi altamente proveitosa essa reunião”, frisou Alexandre.

Sobre o Programa
O Governo de São Paulo lançou, em 2007, o “Programa Município VerdeAzul” (PMVA) - um programa ambiental inovador da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental, através da descentralização e valorização da base da sociedade.

O programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma Agenda Ambiental Estratégica.

Ao final de cada ciclo anual, é avaliada a eficácia dos municípios na condução das ações propostas na Agenda. A partir dessa avaliação, são disponibilizados à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, ao Governo do Estado, às Prefeituras e à população o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA).

A adesão de todos os 645 municípios do Estado de São Paulo ao Programa se deu a partir da assinatura de um Protocolo de Intenções, no qual estão propostas 10 diretivas, que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas.

As 10 diretivas, em que os municípios concentram seus esforços para desenvolvimento da Agenda Ambiental são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Para cada ação realizada pelos municípios é dada uma pontuação, a qual é definida através de resolução, anualmente. O município que atende o mínimo de 80 pontos é certificado.

A Secretaria do Meio Ambiente, por sua vez, oferece capacitação técnica às equipes locais e lança anualmente o Ranking Ambiental dos municípios paulistas.

Em novembro de 2008, o primeiro ranking foi divulgado e 44 municipalidades foram certificadas. Em 2012, este número alcançou 141 municípios, demonstrando que o Estado está cada vez mais “VerdeAzul”.

O município de Sertãozinho ingressou no programa em 2008, ficando em 129º lugar, com 55,03 pontos. De lá para cá, o avanço foi significativo, tendo conquistado sua melhor colocação em 2013: 21º lugar, com 88,3 pontos. “É importante destacar que, no primeiro ano da atual Administração, o município subiu 33 posições no ranking, já que em 2012, encontrava-se em 54º lugar”, pontuou Gomes.

Aos municípios certificados com a melhor colocação no ranking, o Governo do Estado fornece como premiação, além da certificação, equipamentos que possam auxiliar no desenvolvimento das ações ambientais descritas entre as diretivas. “Sertãozinho já foi premiada duas vezes, uma delas, em 2013, com a 21ª colocação, e foi contemplada com um caminhão-pipa, destinado ao combate de incêndios florestais e irrigação. Além disso, também em 2013, Sertãozinho recebeu o prêmio “Franco Montoro”, ficando em primeiro lugar em sua Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos, que conta com 39 municípios inseridos na bacia hidrográfica do rio Mogi-guaçu. Assim, Sertãozinho ficou à frente de municípios mais populosos”, comentou, orgulhoso, o prefeito Zezinho Gimenez.

Caminhada e Corrida: coloque na agenda!
Ainda sobre o assunto “meio ambiente”, a Secretaria Municipal está organizado uma série de ações para a 2ª Semana do Meio Ambiente.

A programação começará no dia 1º de junho, domingo, das 8h às 12h, na Praça José Tincate, com uma Caminhada Ecológica e o evento “Corrida pela Vida”, cujo percurso terminará na Escola de Educação Ambiental “Clóvis Badelotti”, no Parque Ecológico e de Lazer “Gustavo Simioni”.

Nos outros dias serão realizados: palestras, plantio de mudas, debates, cursos e oficinas. O evento terminará no dia 08, domingo, das 7h30 às 12h, na Escola de Educação Ambiental “Clóvis Badelotti”, com um passeio ciclístico. No destino final, na Fazenda Vista Alegre, haverá uma bela festa, com música ao vivo e diversas atrações.

(Assessoria de Comunicação PMS)



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM