SAÚDE   |   Secretaria de Saúde promove curso de capacitação em Assistência Farmacêutica
09/05/2014 - 19:37:54

A Secretaria Municipal de Saúde de Sertãozinho vem trabalhando com afinco no aprimoramento das rotinas dos setores ligados à pasta. Prova disso, foi o curso de capacitação promovido na última semana, no auditório do Centro de Saúde II.

A capacitação em Assistência Farmacêutica contou com 55 participantes, entre diretores administrativos das Unidades Básicas de Saúde de Sertãozinho e Cruz das Posses, assessores, coordenadores, enfermeiros e assistentes sociais da Secretaria de Saúde, além de representantes das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e de Educação e Cultura, e da Santa Casa de Sertãozinho. O objetivo do encontro foi  apresentar os equipamentos da Assistência Farmacêutica existentes no município e as tecnologias ofertadas na rede pública, bem como a normativa e os programas específicos  para garantia de acesso aos usuários.

Na ocasião, todos os farmacêuticos da Secretaria de Saúde puderam expor sobre suas áreas de atuação, pontos críticos, benefícios, critérios e formas de acesso à população. Durante o encontro, também aconteceu o lançamento do Guia da Assistência Farmacêutica, que engloba todos os dados de localização, horários de atendimento das farmácias, medicamentos disponibilizados na Relação Municipal de Medicamentos (REMUME) e nos diversos programas existentes, como Medicamentos Especializados (Alto Custo); DST/AIDS; Farmácia Popular; entre outros.

Ao final das apresentações, o público presente teve a oportunidade de esclarecer suas dúvidas; momento que foi seguido pela entrega aos palestrantes, das placas informativas sobre os novos horários de funcionamento das farmácias municipais.

Para a secretária municipal de Saúde, Rita Montenegro, a ação teve excelente repercussão. “O número de participantes superou nossas expectativas, o que nos deixou muito felizes, pois essa capacitação é de extrema importância para prestarmos um atendimento integral e humanizado aos cidadãos que necessitam dos medicamentos dispensados nas farmácias municipais”, avaliou a secretária, que concluiu: “até julho, nosso objetivo é disponibilizar o Guia da Assistência Farmacêutica no site da Prefeitura Municipal, para popularizar ainda mais essas informações, que são de interesse de todos os cidadãos”.

Neste sábado, dia 10, o curso de capacitação será aplicado especificamente para os servidores que atuam nos pontos de dispensação municipais.

(Assessoria de Comunicação PMS)



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM