RELIGIÃO   |   Em Sertãozinho, Igreja Católica dá início à Quaresma nesta quarta-feira
05/03/2014 - 11:14:53

[Foto: Padre Ivonei vai presidir à Missa de Cinzas na paróquia São João Batista / CRÉDITO: LUCIANO ANDRÉ]

Nesta quarta-feira (5) termina o Carnaval e inicia o período da Quaresma, que são os quarenta dias que antecedem a Semana Santa. Para a Igreja Católica, este é um período de conversão e mudança de vida.

A Quaresma vem do latim e significa quadragésima. O período foi criado pelos apóstolos de Jesus para lembrar os 40 dias de Jesus passou no deserto, os 40 anos do povo hebreu peregrinando, os 400 anos do povo hebreus cativo.

O número 4 significa, na tradição, o mundo simbólico em que vivemos e o zero significa o valor da nossa permanência na terra.

A igreja propõe que esse período seja de oração, penitência e jejum. Na missa de quarta-feira o sacerdote faz a imposição das cinzas. As cinzas são a queima da palha do domingo de ramos do ano passado. A simbologia lembra que todos nós viemos do pó, e ricos, pobres ou qualquer pessoa, todos retornaremos ao pó.

O roxo, que significa penitência, é a cor litúrgica usada. Nas missas os cantos de alegria são suprimidos durante esses quarenta dias.

Nesta Quarta-Feira de Cinzas também acontece o lançamento da Campanha da Fraternidade, que neste ano tem relação com a liberdade, com o tema: “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.

O horário da Missa de Quarta-Feira de Cinzas na paróquia São João Batista será às 19h30. A cerimônia será presidida pelo padre Ivonei.



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM