SAÚDE   |   Programa “Mulheres de Peito” é lançado oficialmente em Sertãozinho
24/02/2014 - 11:01:56

[Foto: Atendentes, enfermeiros e diretores da Secretaria Municipal de Saúde em treinamento do programa “Mulheres de Peito”  /CRÉDITO: ADILSON LOPEZ]

O Ministério da Saúde lançou e está coordenando em todo o país o programa “Mulheres de Peito”, que tem como objetivo a detecção precoce e a facilitação de acesso ao tratamento do câncer de mama, em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

O programa, que consiste na ampliação do diagnóstico e tratamento da doença, aumento da cobertura de mamografia na faixa etária definida para rastreamento e redução da mortalidade por câncer de mama a médio/longo prazo, foi lançado oficialmente em Sertãozinho, no último dia 17, com a realização de um treinamento para  atendentes, enfermeiros e diretores da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de capacitá-los para o atendimento às munícipes que serão atendidas por meio do programa.

No treinamento, os funcionários foram orientados sobre como recepcionar e estimular a participação das mulheres no projeto; conscientizá-las da importância de se realizar o exame de detecção do câncer de mama periodicamente e como encaminhá-las para futuras consultas.

De acordo com a secretária de Saúde, Rita Montenegro, há uma boa expectativa de atendimento das pacientes do município. “Estamos com a meta de realizar 6.500 exames no município, o que equivale a 70% das sertanezinas que se enquadram na faixa etária preconizada pelo programa. Mas, a informação sobre o câncer de mama evoluiu muito.

Hoje, as mulheres entendem a importância do exame e, como Sertãozinho tem um histórico positivo quanto à oferta de mamografias, certamente conseguiremos ultrapassar essa projeção inicial”, comentou a secretária, que frisou: “a mamografia de rastreamento deve fazer parte da rotina das mulheres com idade entre 50 e 69 anos.

A cada dois anos, preferencialmente no mês de aniversário, elas devem procurar a Unidade Básica de Saúde para fazerem o exame, que não depende de encaminhamento médico para ser realizado”.

Os atendimentos do programa “Mulheres de Peito” também tiveram início no dia 17 e as mulheres interessadas em realizar o exame de detecção, devem se dirigir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para agendamento.

(Assessoria de Comunicação PMS)


 



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM