EVENTO   |   Cristo de Sertãozinho deve ser inaugurado na Semana Santa
12/02/2014 - 19:12:52

[Foto: Cristo de Sertãozinho em noite de lua cheia / CRÉDITO: LUCIANO ANDRÉ]

Previsão inicial era estar pronta em 2009, no entanto, a estátua ficou mais pesada que o previsto, e as obras foram paralisadas


O Cristo de Sertãozinho ‘subiu ao céu’ ano passado, mas será este ano que a população e visitantes poderão conhecê-lo de perto. Segundo o secretário de obras da cidade, Carlos Alberto dos Anjos, as obras no Parque do Cristo estão na reta final e a inauguração deve acontecer em abril, durante a Semana Santa.

“A obra está na fase final, faltam a pintura, a instalação do elevador que dará acesso ao mirante e a colocação de piso”, diz o secretário.

A estátua pesa 60 toneladas e mede 56 metros no total, divididos entre 18 metros de altura e mais 38 metros do pilar que a sustenta, no geral é maior que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, porém, o símbolo carioca ainda ganha no tamanho da estátua, que tem 30 metros.

O monumento começou a ser construído em 2008, na administração anterior do atual prefeito, Zezinho Gimenez (PSDB). A previsão inicial era estar pronta em 2009, no entanto, a estátua ficou mais pesada que o previsto, e as obras foram paralisadas.

Em junho de 2011, com a retomada dos trabalhos no local, foi necessário fazer reforço no pilar. A intenção da prefeitura no ano passado era inaugurar o Parque em outubro, mas novas ideias adiaram a entrega.

“Com a visibilidade que a construção do Cristo tomou, o projeto que a princípio seria apenas de uma estátua, se tornou um parque, e no ano passado foram incluídos no projeto o aumento do estacionamento, a colocação de gradil em todo o entorno, portais em concreto e também piso intertravado, e aí uma nova licitação foi feita depois de outubro”, explica.

O Parque fica localizado no Morro do Vanzella, visível ao lado direito para quem chega à cidade, e além do monumento, vai contar com vegetação, lanchonete e estacionamento ao lado.

No total foram investidos aproximadamente R$ 4,5 milhões na obra, que foi dividida em quatro etapas. Destes, R$ 1,7 milhão vieram por meio de um convênio com o Ministério do Turismo.

Vista do alto
O mirante fica a uma altura de 35 metros e tem visão 360º. Os visitantes chegarão nele pelo elevador, que tem capacidade para 12 pessoas e é semipanorâmico, ou por uma longa subida de escadas, com 195 degraus.

“O mirante foi todo fechado com vidro temperado de 10 milímetros, bem resistente, e também foi colocado um guarda corpo, que não permite que as pessoas encostem-se ao vidro, tudo isso pensando na segurança dos visitantes. Durante a noite, além de Sertãozinho, é possível enxergar a iluminação das cidades vizinhas”, fala Anjos.

O Cristo já está iluminado desde fevereiro do ano passado, mas as luzes são provisórias. Quando inaugurado, seis holofotes de 1.500 watts, cada um, vão iluminar a estátua. “Acho que será realmente um ponto turístico na cidade, tem uma vista maravilhosa”, diz o secretário.

As informações são do site A Cidade



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM