Humanização em primeiro lugar   |   Escolas de Ensino Infantil trabalham em sistema de plantão nas férias, para atender a necessidade dos pais
16/01/2014 - 12:49:15

[Foto: Alunos se divertem durante as férias escolares na EMEI “Ana Casaline Abdalla”, em que as atividades lúdicas recebem destaque / CRÉDITO: ADILSON LOPEZ]

Escolas de Ensino Infantil trabalham em sistema de plantão nas férias, para atender a necessidade dos pais


A humanização na busca de soluções para as necessidades da população é uma marca da Administração Municipal. Assim, ao final do ano letivo de 2013, o Departamento Municipal de Ensino Infantil realizou um levantamento junto aos pais de alunos matriculados em todas as creches, para ter conhecimento de quantos deles necessitariam dos serviços das escolas, mesmo durante o período de férias escolares, e em quais regiões a demanda seria maior.

A partir da triagem, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura viabilizou o funcionamento de duas creches em sistema de plantão, em regiões do município onde se apresentaram as maiores demandas: a EMEI “Maria Ignes Faneco Pignata”, no Jardim Alvorada, e a EMEI “Ana Casaline Abdalla”, no bairro Inocop I.

Mães como Juliana dos Anjos Santana, cujo filho Gabriel está sendo atendido pelo sistema de plantão, acreditam na eficiência da iniciativa. “Eu não consegui conciliar as minhas férias com o período de recesso escolar e não tinha com quem deixar meu filho. Então, a continuidade do funcionamento da creche durante as férias foi muito boa para mim, pois posso trabalhar tranquila sabendo que ele está sendo bem cuidado”, disse.

“É importante lembrar que, as duas creches estão atendendo não apenas os alunos residentes nas regiões onde estão localizadas, mas também de outros pontos da cidade, facilitando a vida de muitos pais que podem trabalhar sossegados, enquanto seus filhos estão realizando atividades lúdicas e sendo bem cuidados pelas profissionais do Ensino Infantil”, comentou o secretário municipal de Educação e Cultura, Alexandre Salomão Bitar, que completou: “estamos felizes em receber a satisfação dos pais como retorno a essa iniciativa, pois estamos trabalhando para que as escolas tenham uma relação cada vez mais próxima das necessidades de seus alunos”.

O plantão das duas creches funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 17h, e seguirá até o dia 31 de janeiro, pois no dia 03 de fevereiro, o ano letivo será iniciado.

Pais que vierem a necessitar de deixar seus filhos nas creches por motivo de trabalho, podem procurar a unidade mais próxima de sua residência e entrar em contato com a Direção, para formalizar a solicitação. Para isso, é preciso que a criança tenha estudado durante todo o ano de 2013 em escola municipal e já esteja regularmente matriculada para o ano letivo de 2014. Uma declaração de trabalho também será pedida ao responsável pelo aluno.

No momento, as duas creches têm atendido cerca de 200 crianças com o sistema de plantão.

(Assessoria de Comunicação da PMS)



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM