SAÚDE ANIMAL   |   Campanha municipal de vacinação contra a raiva segue até dezembro
21/11/2013 - 16:04:23

Você já vacinou seu cão ou gato contra a raiva este ano? Ainda não? Então, está na hora de colocar esse compromisso na sua agenda, pois a raiva é uma doença séria, que traz riscos não só para a saúde dos animais de estimação, mas também dos seres humanos.

A campanha municipal gratuita de vacinação antirrábica casa a casa, iniciada no mês de setembro pelo Núcleo de Controle de Zoonoses de Sertãozinho, seguirá até o dia 21 de dezembro; porém, munícipes que não estavam em suas residências no momento da visita dos agentes vacinadores, deverão procurar o setor pessoalmente para garantir a imunização de seus animais.

Segundo informações da coordenadora do departamento, Marília Rosa Rodrigues, projeções estimam que Sertãozinho tenha uma população de animais domésticos, incluindo cães e gatos, na faixa de 26.800 exemplares. “Utilizando as diretrizes de cálculo do Instituto Pasteur, que é referência mundial na área de prevenção à raiva, chegamos a um número aproximado de 22.600 cães e 4.200 gatos em nosso município.

É um número considerável de animais de estimação e, para atingirmos nossa meta de vacinar ao menos 80% desse total, precisamos da adesão e do compromisso dos proprietários com a saúde de seus animais de estimação. Até o momento, desde o início da campanha casa a casa, já conseguimos vacinar 12.000 animais, e consideramos esse número bastante satisfatório”, afirma a médica veterinária.

Ainda de acordo com a profissional, felizmente, não há registros de cães e gatos com raiva no município, entretanto, no início desse ano e no final do ano passado, foram registrados dois casos de morcegos insetívoros positivos para o vírus. “Apesar da ausência de registro de animais domésticos infectados com a doença, que é um fator positivo, a presença confirmada do vírus nesses morcegos é um sinal de alerta e deve servir de incentivo para os proprietários se empenharem pela imunização de seus animais, prevenindo esta enfermidade, que pode levar até mesmo seres humanos a óbito”, alerta Marília Rodrigues.

Perdi a visita do agente. E agora?
Não se desespere. Você poderá vacinar seu cão ou gato diretamente no Núcleo de Controle de Zoonoses, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 11h30. O departamento municipal está localizado à avenida José Ferreira dos Reis, nº 890, no Jardim Athenas, e o esclarecimento de dúvidas sobre as condições de impedimento para que algum animal seja vacinado, pode ser feito pelo telefone 3945-5369. No local, a vacinação antirrábica é feita durante o ano todo.

É importante destacar que a vacinação é totalmente gratuita e não oferece riscos à saúde do animal, já que a vacina utilizada é importada e de excelente qualidade.



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM