FAMOSOS   |   Morre o ator Jorge Dória, aos 92 anos
06/11/2013 - 13:53:51

Internado desde 23 de setembro, ele teve complicações renais e respiratórias

Morreu nesta quarta-feira o ator Jorge Dória, de 92 anos. Ele estava internado desde o dia 27 de setembro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O corpo será cremado na quinta-feira, no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária.

De acordo com a assessoria de imprensa da unidade de saúde, o ator morreu às 15h05 devido a complicações renais e respiratórias. Seu estado de saúde piorou na terça-feira, quando a equipe médica decidiu aumentar a dose de medicamentos para controlar a pressão arterial.

Carreira
O último papel de Jorge Dória na TV foi no programa Zorra Total, da TV Globo, em 2005, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e se afastou da profissão para cuidar da saúde. Entre seus papéis mais famosos estão o Lineu, da primeira versão de A Grande Família, e Vanoli Verbal, de Que Rei Sou Eu?.

Sua estreia no cinema foi no filme Mãe, de 1947. Desde então, fez mais de 80 participações em filmes, peças de teatro, novelas e seriados. Na TV Globo, sua primeira aparição foi como o Ambrósio de O Noviço, em 1975.

Filho de militar, Jorge Pires Ferreira nasceu no Rio de Janeiro em 12 de dezembro de 1920. Passou a assinar Jorge Dória em homenagem ao amigo Leoni Dória Machado, com quem escreveu a primeira peça na qual atuou, As Pernas da Herdeira (1951).

Jorge Dória iniciou carreira em telenovelas com E Nós, aonde Vamos?, da extinta TV Tupi, em 1970. Na Globo, sua primeira trama foi O Noviço, de 1975. Nela, Dória fez o papel do vigarista Ambrósio, que ao longo do folhetim se interessa pela herança da viúva Florência, interpretada por Isabel Ribeiro. A novela foi uma adaptação, com assinatura de Mario Lago, da peça de mesmo nome de Martins Pena e contava com Pedro Paulo Rangel no papel do noviço Carlos.



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM