AMBIENTE   |   Floresta Urbana de Sertãozinho começa a se desenvolver
04/10/2013 - 07:36:47

[Foto: Árvores plantadas no Residencial Aragão funcionaram como projeto-piloto da “Floresta Urbana” de Sertãozinho/ DIVULGAÇÃO]

Analisando a necessidade de implantação de vegetação nas áreas urbanas, a Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está  trabalhando em prol da melhoraria da qualidade de vida da população, implantando o projeto-piloto “Floresta Urbana”.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, 41 mudas foram plantadas recentemente no Residencial Aragão, sendo elas de espécies diversificadas, como caroba, carobinha, rabo de cutia, ipê amarelo do cerrado, ipê cascudo, quaresmeira, quaresmeira da serra, pau cigarra, pata de vaca, escova de garrafa, reseda, aroeira salsa e cássia do nordeste, cumprindo assim, um compromisso assumido com os moradores do condomínio.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Gomes, arborizar as cidades tem sido um desafio para muitos governos. “As condições de artificialidade dos centros urbanos em relação às áreas naturais tem causado vários prejuízos à qualidade de vida dos habitantes. Sabe-se porém, que parte desses prejuízos pode ser evitada pela legislação e pelo controle das atividades urbanas, e amenizada pelo planejamento urbano, ampliando-se qualitativa e quantitativamente as áreas verdes e a arborização de ruas, o que tem sido um desafio para muitas cidades”, explicou o secretário, que completou: “entendemos que Sertãozinho mais uma vez está se antecipando para a melhoria da qualidade de vida da população”.

A arborização urbana é fundamental, pois as árvores absorvem o dióxido de carbono (CO²), que é a principal causa do efeito estufa; proporcionam sombra e aumento da umidade relativa do ar; reduzem a poluição sonora; diminuem o impacto da chuva; proporcionam infiltração de águas pluviais; evitam erosões e alagamentos; melhoram a qualidade de vida, combatendo o estresse; contribuem para a preservação da fauna e da flora; além de atuarem no embelezamento e na valorização do município.

Ainda segundo informações do secretário Carlos Alexandre Gomes, “em breve o projeto de arborização completo do município deve ser iniciado”.

(Assessoria de Comunicação da PMS)



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM