SOCIAL   |   Inscrições do CADÚNICO são iniciadas em Cruz das Posses
04/10/2013 - 06:42:26

A Prefeitura Municipal de Sertãozinho, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, deu início às inscrições do Cadastro Único (CADÚNICO) em Cruz das Posses, que estão sendo realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), desde o último dia 1º, para os moradores que, no mês de julho, fizeram inscrições para fins habitacionais. No período, foram feitas 1.294 inscrições de moradores do Distrito com renda mensal de zero a dez salários mínimos.

De acordo com a diretora do Departamento de Fomento à Cidadania, Janaína Crosara, através do cadastro, a Administração Municipal buscará junto à Caixa Econômica Federal, a implementação de imóveis pelo Programa “Minha Casa Minha Vida”. “Isso será possível, pois já existe uma negociação para construção de casas em Cruz das Posses, através do programa federal. Quando houver uma definição concreta da construção dessas moradias, as famílias cadastradas no CADÚNICO serão encaminhadas para as outras etapas do processo, como sorteio, análise de documentos dos contemplados durante o sorteio, entre outras”, revela Janaína.

Até o momento já foram atendidos 920 moradores, que se enquadraram nos critérios do Programa “Minha Casa Minha Vida”, que consiste na aquisição de terreno e construção ou requalificação de imóveis contratados, como empreendimentos habitacionais em regime de condomínio ou loteamento, constituídos de apartamentos ou casas que, depois de concluídos são alienados às famílias que possuem renda familiar mensal de até R$ 1.600,00. Para a seleção dos moradores do Distrito de Cruz das Posses que se enquadraram nos critérios e deverão preencher o CADÚNICO, foi considerada a questão da sazonalidade de trabalho e renda, em função do período de safra.

O CADÚNICO seguirá em Cruz das Posses até o dia 25 de outubro, sendo que os moradores que estão sendo atendidos nesse período, foram agendados previamente, através de correspondências, em que constavam data e horário de atendimento, a relação de documentos necessários e que deveriam obrigatoriamente ser apresentados no momento do cadastro.

O QUE É O CADÚNICO?
O CADÚNICO trata-se de um instrumento que, através de um sistema informatizado, permite ao Governo Federal identificar e caracterizar as famílias de baixa renda, permitindo conhecer a realidade socioeconômica das mesmas, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família. Trata-se de um instrumento obrigatório, que deve ser preenchido para participação nos programas sociais do Governo Federal.

(Assessoria de Comunicação da PMS)



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM