SAÚDE BUCAL   |   Parceria entre Prefeitura de Sertãozinho e USP de Ribeirão Preto oferece estágio para estudantes de Odontologia
03/10/2013 - 15:54:14

[Foto: Estagiária realiza tratamento dentário em paciente, no Centro de Especialidades de Cruz das Posses / CRÉDITO: ADILSON LOPES]

A Prefeitura Municipal de Sertãozinho firmou recentemente uma parceria com a USP de Ribeirão Preto, que tem beneficiado diretamente os moradores do Distrito de Cruz das Posses. É que através dessa união, os graduandos do curso de Odontologia têm a oportunidade de estagiar no Centro de Especialidades Odontológicas “Brenda Carolina Rutula”, prestando atendimento aos moradores locais.

Para o responsável pelo Departamento Municipal de Odontologia, Paulo Kroll, a parceria gera benefícios para todos os envolvidos. “O estágio é uma oportunidade muito enriquecedora para o estudante, pois propicia uma complementação do ensino, com ótimas experiências práticas, que preparam o aluno para o mercado de trabalho. Em contrapartida, a população tem acesso a um serviço de qualidade, em que são oferecidos tratamentos restauradores, endodônticos e pequenas cirurgias”, explica.

De acordo com a cirurgiã-dentista Valéria Colombari, responsável pelos atendimentos do Centro de Especialidades Odontológicas de Cruz das Posses, no momento, quatro estudantes fazem estágio no local. “Supervisionamos os trabalhos que elas executam, sempre dando orientações para que as técnicas sejam aprimoradas. A presença das estagiárias aqui no Centro de Especialidades é de extrema importância, pois estamos conseguindo realizar um número considerável de atendimentos à população”, comenta a dentista, que completa: “nossa próxima meta é aproveitar essa parceria para iniciarmos trabalhos de prevenção junto às crianças de zero a cinco anos”.

A estagiária Mariana Hilário Rodrigues, 21, afirma que está gostando da experiência: “eu gosto bastante desse estágio. Aqui nós fazemos coisas que não teríamos a oportunidade de fazer na faculdade, que são tratamentos reais. Dessa forma, vamos nos preparando cada vez mais para o mercado de trabalho”.

Quem utiliza os serviços disponibilizados pelo Centro de Especialidades Odontológicas aprova a qualidade do atendimento. “Os tratamentos oferecidos são muito bons. Eu procurei o serviço apenas por causa de uma emergência e gostei tanto do resultado, que resolvi continuar com o tratamento. Agora, as meninas me ajudam a ter um sorriso cada vez mais bonito”, diz o paciente José Alves da Silva, 48, que conclui: “o bom desse trabalho é a grande oportunidade que temos de melhorar nossa saúde bucal. Hoje em dia, os tratamentos dentários estão cada vez mais caros e através desse trabalho, todos os cidadãos podem ficar com o sorriso em dia”.

COMO UTILIZAR O SERVIÇO
Qualquer morador de Cruz das Posses pode receber atendimento odontológico. Para isso, basta comparecer ao Centro de Especialidades Odontológicas, que funciona anexo ao Centro Comunitário “Maria Cavestro”, à rua Floriano Peixoto, 1.034. Os agendamentos e atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

(Assessoria de Comunicação da PMS)



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM