Festa da Literatura   |   Feiras do Livro de Sertãozinho e de Cruz das Posses têm sucesso de público
03/10/2013 - 15:35:38

[Fotos: Adilson Lopes]

Momentos de alegria, beleza e emoção marcaram a abertura da 11ª Feira do Livro de Sertãozinho ocorrida no último dia 1º, na Praça 21 de Abril – o evento foi promovido até o dia 04, pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura e do Departamento de Cultura e Turismo.

A ocasião contou com a presença do prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenez; do vice-prefeito, Valter Almussa; do secretário municipal de Educação e Cultura, Alexandre Salomão Bittar; de vereadores e de outras autoridades municipais, além do patrono, o astronauta brasileiro Marcos Pontes, e do homenageado da Feira, o ator e diretor teatral, Américo Rosário de Souza. A população compareceu em peso ao evento, que também contou com o prestígio de representantes da imprensa local e regional. A Banda Marcial Municipal da Juventude foi a responsável do acompanhamento sonoro de toda a solenidade.

Em seu discurso, o secretário de Educação e Cultura, Alexandre Salomão Bittar, emocionou-se ao mencionar a trajetória de vida do patrono e do homenageado da 11ª Feira do Livro. “É uma grande alegria reunirmos duas pessoas tão importantes para a literatura e para a cultura do nosso país e da nossa cidade, para receberem homenagens de destaque na Feira do Livro de Sertãozinho. Tanto o Marcos Pontes, quanto o Américo Rosário de Souza, são pessoas que engrandecem e valorizam a nossa nação”, afirmou.

O prefeito Zezinho Gimenez aproveitou a oportunidade para tecer agradecimentos e reforçar o compromisso da atual Administração com a leitura no município. “Só podemos agradecer ao Marcos Pontes e ao Américo de Souza por aceitarem essa nossa homenagem, pois eles têm tudo a ver com o tema da Feira do Livro, que é 'Educação, Cultura e Superação'.

Estou muito orgulhoso de participar da abertura da 11ª edição da Feira do Livro, pois este evento começou em 2002, durante a minha primeira gestão como prefeito, quando plantamos a semente para incentivar nossas crianças, jovens e adultos a valorizarem a importância da leitura e adotarem esse hábito”, comentou Gimenez, que completou: “tenho certeza que, realizando esta festa da literatura associada aos nossos esforços para modernizar e enriquecer os acervos de nossas bibliotecas públicas e escolares, estaremos contribuindo para a formação de cidadãos mais cultos, críticos e éticos”.

Em seguida, a cerimônia seguiu com homenagens ao patrono, ao homenageado principal e aos demais homenageados de cada uma das 16 escolas municipais que integram o evento, entre eles o fenômeno da música clássica, o tenor Jean William Silva, que emocionou ao público ao cantar uma música em forma de agradecimento.

Encerrada a cerimônia, o patrono Marcos Pontes realizou uma palestra para um público infantil e adulto, que o recebeu calorosamente. “Estou feliz e lisonjeado com o carinho com que os cidadãos de Sertãozinho me receberam. Meu objetivo é dividir com todos aqui presentes um pouco das minhas experiências, que me fizeram chegar aonde cheguei”, disse.

Já na última quinta-feira, dia 03, a cerimônia de abertura foi realizada no Distrito de Cruz das Posses, com sucesso de público. Lá, o evento também seguiu até o dia 04, com recital de poemas, contação de histórias e apresentações artísticas. Dentre os escritores de destaque que estiveram presentes às Feiras, é possível citar Marco Túlio Costa, Alexandre Azevedo, Maria Aparecida Rezende Gaiofatto (Gaiô) e Kiara Terra.

(Assessoria de Comunicação PMS)



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM