SAÚDE   |   Secretaria Municipal de Saúde adota padronização de procedimentos para aprimorar o atendimento à população
27/09/2013 - 14:08:10

Garantir um atendimento integral, humanizado e igualitário. Foi com este objetivo que, há cerca de dois meses, a Secretaria Municipal de Saúde de Sertãozinho implantou uma padronização no sistema de regulação (agendamento) de consultas com especialistas, exames e outros procedimentos, que seguem as diretrizes da Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Central de Regulação Municipal ainda segue em fase de implantação e conta com três funcionários que realizam o acolhimento dos usuários e o cadastramento de guias no sistema, dois médicos reguladores, um médico coordenador e um enfermeiro colaborador. Essa equipe é responsável por analisar a demanda existente por consultas, exames e outros procedimentos, comparando-a com a oferta disponível, respeitando alguns critérios importantes, como classificação de risco, grau de complexidade do problema de saúde e a prioridade destacada pelo médico que assiste o paciente.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rita Montenegro, a análise feita pela Central de Regulação já tem registrado resultados positivos. “É claro que a adoção de uma nova padronização apresenta algumas dificuldades iniciais, que entendo que já estamos vencendo, pois o trabalho da Central tem resultado num mapeamento que nos permite redimensionar a oferta de serviços, para atender possíveis filas de espera. Aliás, com esse trabalho, que funciona como uma espécie de mapeamento, poderemos criar indicadores da nossa demanda por serviços especializados, com objetivo de tentarmos evitar o surgimento de novas filas de espera”, comenta a secretária.

Ainda segundo Rita Montenegro, o caráter de humanização do trabalho desenvolvido pela Central de Regulação também tem de ser reconhecido. “Nosso principal objetivo é  cuidar de forma integral da saúde do cidadão sertanezino, assegurando seus direitos e respeitando a igualdade de oportunidades de acesso à assistência. Apesar das dificuldades encontradas, entendemos que o êxito desse trabalho depende de cada um de nós, profissionais e cidadãos, em respeitar critérios técnicos e médicos para atendimento. Entender a necessidade do outro é imprescindível, por isso, pedimos a compreensão da população”, afirma.

Para o prefeito Zezinho Gimenez, a implantação da Central de Regulação tem papel fundamental para o aprimoramento dos serviços oferecidos à população, na área da saúde. “É um momento de mudanças positivas, que objetiva proporcionar aos cidadãos as mesmas oportunidades de acesso a exames, procedimentos e atendimento junto à especialistas. Temos certeza de que, após esse período de regularização de solicitações que vieram se acumulando de períodos anteriores, tudo caminhará de forma mais harmoniosa e tranquila para os cidadãos”, pontua o prefeito.

A Central de Regulação Municipal funciona anexa ao Centro de Saúde II, na rua Pedro Bighetti, 910, no Jardim Recreio. O atendimento à população é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h.

Assessoria de Comunicação da PMS



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM