AMBIENTE   |   Replantio de árvores no Distrito Industrial de Cruz das Posses mobiliza crianças
27/09/2013 - 09:39:42

[foto/crédito: Adilson Lopes]

No último dia 20, Cruz das Posses tornou-se mais verde e ecológica, após a realização do replantio de 300 mudas de árvores na área que compreende o Distrito Industrial “Waldemar Balbo Júnior”.

A ação, realizada pela Prefeitura de Sertãozinho através da Subprefeitura de Cruz das Posses e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contou com a participação de cerca de 80 alunos, com idades entre oito e 12 anos, inscritos nos projetos sociais desenvolvidos pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Distrito, sendo que cada uma das crianças foi responsável pelo plantio de ao menos uma das mudas. Toda a movimentação foi acompanhada pelo diretor do Departamento de Descentralização Administrativa, José Adilson dos Santos, do secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, e da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Neide Bernardo Anceschi, além de empresários locais.

Segundo informações da Subprefeitura de Cruz das Posses, o replantio se deu em função da necessidade de reparo, comum nesses casos. “Uma primeira etapa desse trabalho de replantio de mudas já havia acontecido e, agora, realizamos essa segunda etapa, na véspera do Dia da Árvore, para incentivar a participação das crianças e conscientizá-las sobre a importância da preservação ambiental”, comentou o diretor do Departamento de Descentralização Administrativa, José Adilson Lopes.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, a participação das crianças em ações desse tipo é fundamental. “Cada criança que plantou uma muda de árvore deu seu nome para a planta. O motivo é simples: elas foram orientadas de que, tão importante quanto plantar uma árvore é cuidar dela, garantindo seu crescimento.

Assim, elas se tornaram responsáveis pela manutenção das mudas que plantaram”, explicou o secretário, que completou: “a Administração Municipal acredita na conscientização das crianças, pois elas são multiplicadoras espontâneas de informação entre seus familiares, outras crianças e vizinhos. Dessa forma, a chance de despertar o respeito ao meio ambiente numa proporção maior de cidadãos aumenta”.

Somente nesse ano, 830 mudas de árvores foram plantadas no Distrito Industrial de Cruz das Posses, sendo que o objetivo da Subprefeitura é atingir a meta de 1.200 mudas plantadas até o final de 2013.

(Assessoria de Comunicação PMS)



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM