Saúde   |   Administração inaugura sala para teste rápido de AIDS em Cruz das Posses
15/04/2013 - 08:17:16

Foto: Autoridades e com o homenageado após descerramento da placa de inauguração do Centro de Testagem
(crédito: Adilson Lopez)


O prefeito Zezinho Gimenez e o vice-prefeito Valter Almussa participaram, na última terça- feira, dia 9, da primeira cerimônia de inauguração da atual administração municipal, data em que foi aberto oficialmente o Centro de Testagem e Aconselhamento do Distrito de Cruz das Posses.

Além dos representantes do Poder Executivo, vereadores, funcionários, imprensa e comunidade de modo geral também estiveram na cerimônia.

“Apesar das dificuldades financeiras, este ano vamos dar mais atenção à saúde. Este Centro, mesmo sendo uma sala pequena, é um serviço de grande importância que estamos oferecendo aos moradores de Cruz das Posses. Mais do que inaugurar um prédio, o importante realmente é pensar na qualidade do serviço oferecido ao munícipe”, salientou o prefeito.

O CTA tem como principal proposta de trabalho a promoção de um melhor acesso da população aos exames que podem identificar DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

O Centro foi denominado “Olívio Nicola Petri”, uma homenagem ao aposentado que trabalhou 36 anos como funcionário público, sendo 25 anos na função de motorista da ambulância do Distrito.

“Estou muito emocionado com a homenagem. Agradeço a todos meus amigos, às minhas filhas, ao prefeito e as pessoas que vieram prestigiar esta inauguração”, declarou o homenageado.

O CTA de Cruz das Posses fica na Unidade Básica de Saúde “Dr. Edgard Silveira Pagnano”, local onde serão realizados testes rápidos e gratuitos de diagnósticos do vírus HIV, hepatites em geral e sífilis.

“Não é necessário agendar, esperamos uma demanda aberta e espontânea, com total sigilo no atendimento”, garantiu a coordenadora do Programa Municipal de DST/ AIDS e Hepatites Virais, Dra. Renata Abduch.

Além dos serviços de testagem, o CTA vai desenvolver junto à comunidade local um trabalho de aconselhamento para os usuários que já fizeram ou ainda vão fazer algum dos testes disponíveis.

“A ideia é alertar a população sobres os riscos e formas de contaminação e fornecer orientações necessárias para evitar uma cadeia de transmissão das doenças”, explicou a secretária da Saúde, Rita Rosana Montenegro.

Entre as atividades do Centro também estão a distribuição de preservativos e gel lubrificante para profissionais do sexo e seringas e agulhas descartáveis para usuários de drogas. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde.

(Assessoria de Comunicação da PMS)



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM