Não tire férias da solidariedade!   |   Banco de Sangue de Sertãozinho registra queda no número de doadores
09/01/2013 - 17:22:51

Foto Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos para manter em níveis seguros os estoques de hemocomponentes
(crédito: Arquivo BSS)


Janeiro começou de forma preocupante para os bancos de sangue de todo o país, já que em função das férias trabalhistas e escolares, o número de doadores voluntários caiu muito.

Em Sertãozinho, não tem sido diferente e, por isso, o Banco de Sangue da cidade tem aproveitado para lembrar os doadores para que façam suas doações, principalmente antes do Carnaval.

De acordo com a diretora do Banco de Sangue de Sertãozinho, Drª Rita de Cássia Lopes Pacca, a queda nas doações neste período do ano é recorrente, mas é um cenário que já deveria ter sido mudado.

“Quando falamos em doação sanguínea, estamos falando diretamente de solidariedade, de voluntariado. É de extrema importância que os doadores não se esqueçam de ajudar o próximo através da doação de sangue, principalmente nestas próximas semanas que antecedem o Carnaval, pois infelizmente, por conta do feriado prolongado, o movimento nas estradas aumenta, aumentando também o número de acidentes e de pacientes que podem precisar de algum hemocomponente”, alerta a diretora da instituição.

Estatísticas nacionais apontam que na época das férias de início de ano, as doações de sangue sofrem uma queda de até 30% - número desproporcional à demanda de derivados sanguíneos por parte dos hospitais.

“Quando um paciente precisa de um hemocomponente, não há nada que possa substituí-lo; daí a importância do ato voluntário dos doadores de sangue, pois é graças a estas pessoas, que conseguimos manter os estoques em níveis seguros, garantindo o atendimento a pacientes de urgência e emergência, e a realização de vários tipos de cirurgias”, afirma Drª Rita de Cássia Lopes Pacca.

Não tire férias da solidariedade! Doe sangue!
O Banco de Sangue de Sertãozinho está apto a receber doadores de repetição e novos doadores interessados em ajudar a salvar vidas. Para isso, basta comparecer à sede da instituição, localizada à rua Epitácio Pessoa, nº 1.401, no Centro.

“É válido lembrar, especialmente para os novos doadores, que nossas instalações são extremamente confortáveis e ambientadas de forma aconchegante, que em nada lembram o ambiente hospitalar, que assusta algumas pessoas”, comenta a diretora do Banco de Sangue, que conclui: “temos muita satisfação em receber os doadores e também em esclarecer suas dúvidas”.

O atendimento a doadores é feito de segunda-feira a sábado, das 07h às 12h. Outras informações sobre a doação sanguínea podem ser obtidas através do telefone (16) 3942-3404 ou pelo site www.bssdoesangue.com.br.



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM