CULTURA   |   Museu da Cidade expõe Presépios Brasileiros
14/12/2012 - 19:31:51

Mostra reúne imagens do nascimento de Jesus produzidas em várias regiões do país

O Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Sertãozinho, através do Centro Municipal de Memória, realiza, até 7 de janeiro de 2013, no Museu da Cidade, uma exposição de presépios artesanais produzidos em várias regiões do país.

A exposição Presépios Brasileiros reúne peças da coleção particular da ex-professora de História e uma das sócias fundadoras da Associação de Amigos dos Museus de Sertãozinho e região, Maria Olinda Volpe Zanini. Possuidora de mais de uma centena de presépios adquiridos durante suas viagens pelo Brasil, Europa e Américas, suas imagens ficam expostas permanentemente em sua residência, despertando a curiosidade de familiares e amigos.

“Após o sucesso do ano anterior, em que mostramos presépios de outros países, decidimos junto à equipe técnica do Museu da Cidade, expor alguns ítens brasileiros de minha coleção”, relata Maria Olinda.

Para o documentalista Leandro Aprile, responsável pela curadoria da mostra, a exposição de tais peças sacras não representa apenas uma rememoração religiosa tradicional do cristianismo. “Pretendemos, acima de tudo, promover uma leitura artística e regionalista das obras e de suas variadas técnicas de produção, em detrimento do aspecto religioso messiânico, também considerado”. Ele ainda afirma que entre uma e outra criação exposta é possível notar a riqueza do artesanato brasileiro, recheada de talentos anônimos.

Dentre os conjuntos, o documentalista destaca as produções cariocas, mineiras, sulistas e nordestinas, além de trabalhos locais.

Serviço:
Exposição Presépios Brasileiros
Museu da Cidade – Rua Expedicionário Lellis, 1500
Período: de 03 de dezembro até 07 de janeiro
Horário: das 08h às 17h
Entrada Gratuita



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM