SAÚDE   |   Renals é visitada por alunos do curso técnico de Enfermagem da Faculdade Semar
23/11/2012 - 15:14:53

Foto: Alunos do curso técnico de Enfermagem da Faculdade Semar acompanham as explicações da coordenadora de Enfermagem da Renals, Leonice de Souza
(crédito: sg.com)

Na última quarta-feira, 21, alunos do curso técnico de Enfermagem da Faculdade Semar fizeram uma visita técnica à sede da Renals – Serviço Especializado em Tratamento Renal, para conhecerem os processos que envolvem a hemodiálise.

Ao todo, três visitas foram realizadas, das quais participaram 30 alunos, que estão cursando o último período do curso técnico de Enfermagem, e devem se formar em janeiro do ano que vem. Recepcionados pela coordenadora de enfermagem da clínica, Leonice Esteves de Souza, eles receberam orientações sobre o funcionamento das máquinas de hemodiálise, a assistência prestada aos pacientes, entre outras.

De acordo com a professora Maria Helena Fonseca Quintino, que acompanhou os alunos durante a visita, o contato direto com o tratamento diálitico, mesmo que pequeno, faz toda a diferença.

“É importantíssimo este espaço que a Renals cede aos nossos alunos, pois apenas na teoria, não é possível que eles tenham uma dimensão real do que é o tratamento dialítico. E a Renals surpreende, pois além de ter uma estrutura bem adequada, os funcionários demonstram amor pelos pacientes, o que também é fundamental para sensibilizar os alunos, já que o paciente renal crônico é diferenciado e necessita de uma carga de humanização maior por parte da equipe de assistência”, destacou.

A aluna Elisângela de Oliveira Fonseca Crisóstomo se mostrou surpresa com tudo o que viu durante a visita. “Eu acredito que nunca vi uma clínica tão organizada como esta, e com máquinas tão modernas.

A gente percebe que os funcionários têm um cuidado especial com os pacientes, então eu gostei muito do que vi”, comentou.

Para a coordenadora de Enfermagem da Renals, visitas técnicas são sempre produtivas para os alunos. “Este tipo de contato é fundamental, pois a atuação da Enfermagem dentro de uma clínica de hemodiálise é diferente, pois exige além de dedicação, muita humanização, já que pelo tempo de convivência, o paciente renal cria vínculos com os profissionais que lhes assistem”, mencionou Leonice de Souza.

O diretor da Renals, Dr. Rafael Salomão Prado, falou sobre a satisfação de receber os alunos. “É muito gratificante saber que a Renals é uma referência para complementar o aprendizado desses alunos que, num futuro próximo, podem vir a integrar nosso quadro de colaboradores.

A área da saúde exige muita dedicação e vivência prática, e sabendo disso, sempre que nos for solicitado, nossas portas estarão abertas para a realização de visitas técnicas”, concluiu Dr. Rafael.



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM