ESCOLA AMIGA DA SOLIDARIEDADE   |   Banco de Sangue de Sertãozinho recebe doação coletiva noturna de alunos do SENAI
31/10/2012 - 17:55:05

Fotos:
01 – Colegas de estudo e de solidariedade: Luís Fernando e Tiago doam sangue em mais uma parceria do SENAI e do Banco de Sangue de Sertãozinho

02 – Alunos do SENAI aguardam para doar sangue. Nesta segunda ação noturna, o destaque foi para as alunas, que compareceram em peso para a doação
(créditos: sg.com)

Não existe horário para praticar a solidariedade. Que o diga os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI), que se reuniram na noite da última segunda-feira, dia 22, para uma doação de sangue coletiva para o Banco de Sangue de Sertãozinho.

Esta é a segunda vez neste ano que o Banco de Sangue abre em horário especial, para receber as doações dos alunos da escola profissionalizante, que está empenhada em alcançar o selo “Escola Amiga da Solidariedade”, que deve ser anunciado em janeiro de 2013.

Ao todo, 27 alunos compareceram para doar sangue, sendo que destes, 18 conseguiram efetivar as doações. De acordo com a diretora do Banco de Sangue de Sertãozinho, Drª Rita de Cássia Lopes Pacca, que fez questão de participar do processo de triagem desta doação coletiva, um ponto positivo já pôde ser analisado durante esta segunda ação.

“Pudemos observar durante as entrevistas, que a maioria dos doadores que compareceram hoje, são de repetição, ou seja, doaram sangue na última ação realizada em parceria com o SENAI e retornaram para doar novamente. Isto é um ponto positivo e é o nosso foco com o programa ‘Escola Amiga da Solidariedade’: fidelizar os doadores de sangue”, observou.

Doador de repetição, o aluno do curso Técnico em Instrumentação, Luís Fernando Bortolotti, 22, comentou que já criou o hábito de doar sangue. “Estou doando sangue pela quinta vez, sendo que esta é a terceira pelo SENAI. Eu me sinto bem ajudando os outros através da doação de sangue e creio que esta iniciativa da escola tem de continuar, pois nós, alunos veterenos, queremos incentivar os calouros do próximo ano a doarem também”, disse.

Tiago Silva dos Santos, 21, também doador de repetição e aluno do curso Técnico em Instrumentação, acredita que doar sangue é uma questão de consciência. “As pessoas devem ter a consciência de que um dia poderão precisar de uma transfusão sanguínea e se estão com a saúde em dia, por que não doar? Esta parceria do SENAI com o Banco de Sangue é muito bacana e incentiva a ajuda ao próximo”, afirmou.

Doadora de sangue pela primeira vez, a aluna do curso de Assistente Administrativo, Lucimara Neves dos Santos, 27, revelou que o que a motivou a praticar este ato de solidariedade, foi a necessidade em família.

“Minha irmã passou por um tratamento e precisou de transfusão sanguínea. Estou muito feliz, pois hoje, tenho a possibilidade de retribuir para alguém, o que fizeram pela minha irmã um dia. Para muitas pessoas, doar sangue pode não parecer tão importante assim, mas para quem é salvo pelo sangue doado, este ato tem muito significado”, comentou.

As escolas participantes do projeto “Escola Amiga da Solidariedade” terão até o mês de dezembro para realizar suas doações coletivas, com o objetivo de atingirem sua primeira certificação social no início de 2013.



 
 
 
Todos os direitos reservados a Comunitária FM